quarta-feira, 1 de junho de 2011

POLPA DE JUÇARA - Açai de norte a sul - Extraida dos frutos do palmito juçara

Juçara em Corupá/SC
Para quem aprecia a polpa de açaí e seus derivados, é muito importante que tenham ciencia de algumas particularidades.
O açaizeiro, é a planta de onde extrai-se, de seus frutos, o que convencionamos chamar de açaí. Esta palmeira, só é encontrada do Estado do Maranhão para o extremo norte do pais. Saliento, que no Maranhão, as duas espécies nascem e frutificam igualmente, e ambas são colhidas e processadas sem distinção, sendo que, a mais de 50 anos na capital São Luis, comemora-se anualmente, entre os meses de setembro e novembro, a famosa Festa da Juçara.
Até uns 20 anos atrás, aqui na região Sul,  desconhecia-se, que da juçara, outra palmeira muito abundante, de caule, folhas e frutos identicos ao açaízeiro, conseguia-se extrair a mesma polpa, com vantagem de possuir ingredientes nutricionais, com maiores %, comparados ao do açai. A nossa juçara, que nasce e frutifica, do Estado do Maranhão para o extremo sul, é de onde extrai-se o palmito, consumido em forma de conservas. Por isso, ela estava sendo dizimada do nosso litoral, onde  nasce naturalmente, em função do clima quente. Seu corte é extremamente proibido, razão dos fazedores de conservas, migraram para o plantio da palmeira real e a pupunha.
Tenho a impressão, que na região Sul, a grande maioria dos consumidores de açaí, jamais tenham provado sua polpa, no seu estado natural. Nesta condição, é um produto sem sabor atraente, tal qual um abacate sem açucar. O povo do norte e nordeste do pais, aprendeu a consumi-la "in natura", no seu dia a dia, por força da cultura indígena, sem adicionar componentes algum, apenas saborea-la acompanhada da carne de sol, do camarão seco, do peixe frito e da famosa tapioca, que é um granulado, derivado da farinha de mandioca.(polvilho)
De Pernambuco para o Sul, a população aprendeu a aprecia-la, porem, acrescentando outros ingredientes e adoçantes, tais como: Xarope de guarana, granola, leite, frutas e em forma de sorvete.
Ha aproximadamente 10 anos, comprei em Belém/PA, uma pequena despolpadeira  e desde então tenho produzido minhas próprias polpas, com os frutos que tenho colhido nas regiões de Garuva, Joinville e Corupá, que me abastecem o ano todo, e ha ainda um pequeno excedente que repasso aos meus amigos que apreciam esta iguaria. Outro dado curioso, é que a produção de frutos da juçara, acontece nos meses de abril a junho, enquanto, no extremo norte do país, os frutos do açaizeiro são colhidos, praticamente o ano inteiro. Outro dado interessante, é que onde resido, em São Bento do Sul/SC, estamos numa altitude de 906 metros, impróprio para o cultivo da juçara, porem, no bairro de Rio Natal, que faz divisa com Corupá, sua topografia varia de 600 até 70 metros de altitude; e dependendo de fatores climáticos as juçaras produzem muito bem, com cachos chegando a 9 kg. Em 2017, em pleno mês de outubro, na chácara da família Rank, colhemos mais de 200 kg. Ja no ano seguinte as intempéries não permitiram que os cachos amadurecessem uniformemente.


  O mais importante disso tudo, é que a própria EPAGRI, que é a Empresa de Pesquisa Agropecuária e  Extensão Rural de Santa Catarina, colocou no seu planejamento de 2012, o fomento ao plantio da juçara em nosso Estado, como uma fonte a mais de renda e emprego aos nossos agricultores e pescadores; tanto é, que o nosso Estado já é o maior produtor de polpa de açaí, a partir da palmeira juçara, do Brasil, e os municípios de Antonio Carlos e Biguaçu, na grande Florianópolis ja o inseriram na merenda escolar. Veja a reportagem no link abaixo, do Diário Catarinense.
 http://dc.clicrbs.com.br/sc/nos/noticia/2017/12/acai-catarinense-ameacada-no-passado-pela-extracao-de-palmito-palmeira-jucara-se-valoriza-no-verao-10096710.htmlEnviado
Em ação isolada, com a devolução das sementes processadas, tenho incentivado os agricultores que me vendem os frutos, principalmente em Corupá, onde a grande maioria vive do plantio de bananas, a consorciarem essas plantas, como uma forma  de renda extra, pois, tenho certeza, que essa cultura veio pra ficar.
Colei abaixo, um site, com informações nutricionais dessas duas palmeiras, produzido pela engenheira Maria das Graças C. P. Costa Silva, de Itabuna/BA.
Cacho de frutos da juçara

3 comentários:

  1. Caro Gilberto: Tudo isso é novidade para mim e certamente para a maioria das pessoas da nossa região. Parabéns pela iniciativa. Podes mandar um pouco dessa novidade para mim. Serei cobaia gratuita. rsrsrs. Abraço forte. Edson Passold

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Gilberto! Descoberta maravilhosa, com certeza vai ser muito proveitosa. Abraços

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela iniciativa! Além de preservar a espécie ameaçada, faz um produto muito bom!

    ResponderExcluir